Plantas Medicinais e Fitoterapia: Desenvolvimento de estratégias de mobilização social e resgate de práticas de saúde tradicionais de matriz africana no município de São Francisco do Conde

O Projeto de pesquisa apresentado inclui aspectos de Pesquisa Cientifica e Inovação Tecnológica abordando a Saúde da População Negra, Plantas Medicinais, Fitoterapia e os Territórios Promotores de Saúde do Municipio de São Francisco do Conde e tem como principal objetivo identificar estratégias para inserção da Fitoterapia no SUS no Município, através do resgate das práticas de saúde tradicionais de matriz africana e do incentivo a mobilização social. Espera-se alcançar como resultados finais deste projeto a elaboração de um Manual para os Profissionais de Saúde sobre “Plantas Medicinais e Fitoterápicos usados no Município”, uma proposta preliminar para implantação da Fitoterapia no SUS no Município e o lançamento da Cartilha “Plantas Medicinais, Fitoterápicos e a Saúde da População Negra no Município de São Francisco do Conde” para ser distribuida com os usuários, além da publicação de artigos científicos e apresentação em eventos cientificos. Ainda estão previstos como impactos ao final deste projeto a inserção da população local no desenvolvimento da pesquisa incentivando assim o associativismo, cooperativismo, arranjos produtivos local para geração de renda e cidadania, a valorização da cultura, da etnia, dos saberes e fazeres da população abordada através de ações afirmativas em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da População Negra, o empoderamento da população negra como forma de ampliar o controle social sobre as situações que afetam a saúde individual e coletiva da comunidade, o estimulo a participação cidadã da população negra na formulação de políticas públicas de saúde através da mobilização social para inserção nas instâncias colegiadas (Conselho Municipal de Saúde, Comissões de saúde e outros), contribuir para Inserção da Fitoterapia no SUS através da identificação de estratégias facilitadoras da Implantação da Farmácia Viva - Modelo I através de oferta de serviços oportunos e adequados às necessidades da população no Município de São Francisco do Conde e a articulação entre universidade, sociedade civil organizada e município na busca soluções diferenciadas e/ou melhoria das abordagens já existentes para a promoção da saúde, redução da pobreza e das desigualdades sociais.

TERRITÓRIOS PROMOTORES DE SAÚDE

1. MURIBECA – Comunidade com grande número de idosos/centenários. Realizadas visitas de reconhecimento e algumas entrevistas.

2. SEDE – Muitas manifestações culturais ligadas a religiosidade de matriz africana. Realizadas visitas de reconhecimento.

3. MONTE RECÔNCAVO – Comunidade remanescente Quilombola. Já escolhido Informante chave. Bolsista Icjr e já realizada reuniões de mobilização com a comunidade (com colaboração do ACC – FAR 454).

EQUIPE EXECUTORA DO PROJETO:

Profª Dra. Mara Zélia de Almeida (FARTERRA/ UFBA)
Prof. Dr. Eudes da Silva Velozo (FACFAR/UFBA)
Profª Dra. Gesilda Meira Lessa (ENF / UFBA)
Profª Msc. Mayara de Queiroz Oliveira R. da Silva (FARTERRA/ UFBA)
Prof. Msc. Leonardo Maciel (FACFAR/UFBA)
Profª. Msc. Martha Maria Ramos Rocha dos Santos (FRTERRA/ UFBA)
Profª Msc Maria Lenise Guedes (Instituto de Biologia/UFBA)
Profª Dra. Tânia Fraga Barros (Faculdade de Farmácia/UFBA)

Bolsistas:

  •  Erick Lisboa – IC Projeto
  •  Quiara Lovatti – IC Projeto
  •  Marisa Lisboa  - IC Projeto
  •  Gabrielle Stutz – IC Projeto
  •   Haína Santos  - IC Projeto
  •   André Pinto – IC Projeto
  •  George Lessa – Apoio Técnico III
  •  Jaceilma Brito – Apoio Técnico III
  •  Hana Bulcão – ICJr.
  • Jaqueline Paciência - Apoio Técnico III

<< Voltar